Artigos

O Poder Das Softskills (Poder – 15)

O poder exerce-se através da capacidade de influenciar os outros, convencê-los que o caminho sugerido é o que melhores resultados proporciona para o todo. Ora este pressuposto demonstra que o ciclo do poder ocorre num ambiente que envolve um grupo de pessoas, havendo abertura para a criação de equipas se estas pessoas estiverem misturadas. É também mérito dos liderados conscientes, ao obedecerem aos seus instintos, que assim permitem libertar-se para outras funções mais produtivas.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/o-poder-das-softskills-poder-15-225237

A Dispersão Do Medo (Medo – 17)

O medo é um involuntário estado de espírito, temporário ou definitivo, que antecede a realização de um evento, ou o resultado astronómico dali obtido respetivamente. Por si, o medo é também um evento antecedente de um outro, o seu perfil estranho é ocorrer num lapso de tempo que separa dois estados emocionais sucessivos designadamente a expetativa e o resultado real que se obtém.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/a-dispersao-do-medo-medo-17-220492

A Dinâmica Do Tempo (Tempo – 18)

Falar do tempo é uma responsabilidade acrescida, um atrevimento, uma aventura; é tocar um assunto que mexe com tudo e com todos, portanto, vale a pena evitar enquanto não houver propriedade nem conteúdo próprio. Ou, sem o devido beneplácito, falece mérito para ousar referir-se a vida, a humanidade e as comunidades, este é o sentido do termo tempo que me ocorre deliberar de outra forma não teria substância.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/a-dinamica-do-tempo-tempo-18-215696

O Poder Da Consciência (Consciência – 17)

Folha imaculada e completamente branca, luz acesa, obrigação contratual assumida, deadline por cumprir, pressão do tempo que começa a escassear, iminência de incumprimento, risco de sofrer sanção e sentir-se culpado pela inatividade e falta de capacidade de resposta, enfim um misto de sentimentos enchem a alma, assolam o sentimento, invadem a consciência e criam um foco de conflito, de instabilidade entre a emoção e a razão.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/o-poder-da-consciencia-consciencia-17-209987

O Outro Lado Da Pobreza (Marginalização – 17)

Ousado a refletir em torno do termo marginalização, remete-me forçosamente a uma tentativa de enquadramento do mesmo e perceção da sua morfologia. Fora possíveis equívocos, lamento aceitar que este fenómeno de natureza social é consequência, dentre outros fatores, da pobreza. A dimensão social e cultural da marginalização remete o indivíduo a viver alienado do resto da sociedade, vedado do acesso a saúde, alimentação, morada e educação, situação esta resultante da insuficiência orçamental para cobrir os custos de acesso a estas oportunidades e em alguns cenários mais graves que se configuram em privilégio.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/o-outro-lado-da-pobreza-marginalizacao-202398