Artigos
Liberto Do Calvário (Liberdade – 9)
A LIBERDADE é um estado transitório que medeia o indivíduo e suas necessidades face ao quadro de soluções acessíveis no contexto, mediante regras instaladas para regular a sua inserção e atuação. Impera que, sendo a liberdade uma dádiva de Deus, em condições normais adquire-se com a vida e abandona-se com a morte.
Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/134518.html
Sexo: Necessidade Ou Desejo? (Sexualidade – 8)
O presente artigo intitulado “Sexo: necessidade ou desejo?” insere-se na temática mensal do blogue Mil Razões… sobre sexualidade. A metodologia baseou-se no aprofundamento dos conceitos satisfação, necessidade e desejo, como alicerces comportamentais da natureza humana no que concerne a sua atividade sexual.
Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/129726.html
Informação E Desenvolvimento Intelectual (InFormação – 6)
Estas linhas de reflexão livre e espontânea corporizam um retrato de experiências vividas em diferentes dimensões, com ênfase para a atividade de pesquisa, com intuito de contribuir para o enriquecimento do debate em torno deste conceito, antes, longe ser um tema acabado é um constructo em estado latente e constante evolução.
Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/125256.html
Férias, Porquê? (Férias – 7)
Essa indagação leva-nos a deduzir que as férias têm também um sentido de recompensa a algo obtido, alcançado ou conquistado, sendo um prémio atribuído com meritocracia e mediante critérios declarados a um vencedor. Os outros, entenda-se os não vencedores, também merecem um prémio de participação dos quais os perdedores conformados (os que aceitaram e digeriram a derrota) são os maiores premiados pelo exercício de autocrítica e reflexão em torno das causas do insucesso e previsão da época seguinte.
Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/122265.html
Cara Ou Coroa (Risco – 7)
O risco é daqueles temas que todos têm algo a dizer, uma história ou experiência a contar, por ser algo tão propalado e presente nas nossas vidas. O risco ultrapassa qualquer ciência, constitui sim um ato ou efeito, ou antes um fator propício a qualquer ato. Todas as áreas de conhecimento ocupam-se literalmente de avaliar o risco específico inerente a sua operação, umas de forma mais proeminente que as outras.
Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/118951.html
Sentido Positivo Da Violência (Violência – 7)
O termo violência assume muitos sentidos para além dos relacionados com agressividade; pode-se associar a velocidade, dinamismo, acidente, enfim um conjunto de atributos que descrevem o impacto de um ato, tornando-se assim um sincrónimo que é utilizado com recorrência para realçar os resultados de um determinado ato.
Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/115537.html