Artigos

A Independência, Através Da Educação (Educação – 13)

“O melhor presente que um pai pode oferecer ao seu filho, é educação”, terei ouvido há bastantes anos atrás e nessa altura duvidei do seu alcance, não pela idoneidade do emissor, mas sim pela força circunstancial, minha ignorância, limitação concetual e até mesmo ingenuidade. Nos dias que correm, percebo a importância deste investimento estratégico para a humanidade.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/a-independencia-atraves-da-educacao-166091

O Circuito Da Delinquência (Delinquência – 11)

Conduta ou postura incorreta que leva um agente, o infrator, a cometer um ato condenável diante da ordem social e assim sancionável, para desencorajar este autor, a reposição do equilíbrio social e repulsa à incitação da ocorrência de registos similares. A natureza por si, da qual o ser humano faz parte, oferece espaço e condições para acomodar a satisfação das necessidades de todos os seres através do ecossistema natural.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/o-circuito-da-delinquencia-delinquencia-160615

E A Vida Continua (Luto – 10)

Manifestação humana de solidariedade e indiferença face ao desaparecimento físico de alguém, próximo por consanguinidade ou por afinidade, caraterizada por um período de isolamento temporário do exercício de atividades de manifesto regozijo, devolvendo alguma serenidade e aconchego à alma da pessoa enlutada para poder libertar-se da dor da perda e assim reconstituir-se emocionalmente para dar seguimento a socialização corrente.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/e-a-vida-continua-luto-10-153620

A Minha Infância (Infância – 11)

No meu tempo não havia nada, mas havia tudo. Esta parábola é bastante ilustradora do paradoxo entre bens materiais e os valores (morais) que coloram a nossa existência. Não se pretende assim induzir a períodos históricos de existência de alguém ou de gerações, mais ainda de grupos sociais segmentados pelo seu poder de compra, usualmente designado de classe social numa base meramente de poder aquisitivo relativo.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/a-minha-infancia-infancia-11-149080

Saber Não Ocupa Espaço (Valores – 12)

Os valores afirmam a humanidade, salientam a personalidade do indivíduo, configuram a linguagem corporal cada vez mais importante para comunicar e vender ideias e sentimentos, num contexto em que a arte de negociar é imprescindível nas relações humanas. Inesperadamente não irei focar-me nos valores na perspetiva do código ou traço de personalidade a nível comportamental geralmente aceites num contexto específico.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/saber-nao-ocupa-espaco-valores-12-144885

Efeito-Retorno Do Intervalo (Intervalo… – 12)

São indissociáveis os termos intervalo e tempo, assim, perceciona-se a forte corelação entre intervalo e o tempo de realização de uma atividade. Uma técnica premente de análise dos fluxos de caixa de um projeto apresenta de forma combinada as variáveis críticas do juro designadamente capital, taxa de juro e tempo. O tempo figura como a cadência pela qual o capital é valorizado em ordem à taxa de juro vigente, tempo este escalonado em intervalos (período de capitalização) impreterível para a correta valorização do capital.

Leia mais em: https://milrazoes.blogs.sapo.mz/efeito-retorno-do-intervalo-140005